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Foto do escritorFabio Ruas

Como atender uma ligação com segurança

Especialistas na área de segurança privada criaram um termo interessante chamado Conduta Pró-Ativa. Quando falamos em segurança, logo lembramos da palavra prevenção, pois agir depois que acontece o problema não é nada inteligente. Imagine uma pessoa que decide cuidar da saúde somente depois do primeiro enfarte. Ou a família que decide adotar medidas preventivas somente depois de um seqüestro ou assalto.

Conduta Pró-Ativa, nada mais é que a antecipação do problema antes que ele aconteça. Na verdade, o grande segredo na área de segurança é a prevenção, que é uma capa invisível que nos protege da criminalidade. Nos dias de hoje temos que confiar, desconfiando, mesmo quando atendemos uma ligação telefônica. Tenha sempre em mente que a chamada telefônica é um meio inseguro de comunicação, pois você nunca sabe quem está do outro lado da linha. Desta forma é importante conhecer e por em prática algumas dicas: 1) Inicialmente solicite a companhia telefônica que seu número não conste da lista de assinantes. 2) Ao responder uma ligação, jamais forneça seu nome ou número do telefone. 3) Tente descobrir sempre o nome e número da pessoa que está ligando para você. 4) Instale o identificador de chamadas (Bina), para conferir se a pessoa que está do outro lado da linha esta falando a verdade. 5) Instrua familiares e funcionários a não fornecerem dados por telefone. Em hipótese alguma forneça o número e senha de sua conta corrente ou cartão de crédito, mesma que a pessoa se intitule funcionário da agência onde você tem conta. 6) Crianças (0 a 8 anos) não devem atender telefones e para tanto cabe a você proibi-las o quanto antes. 7) Peça para alguém ligar para sua casa, para verificar se as pessoas estão seguindo suas orientações. 8) Tome cuidado com o que fala no telefone, pois a conversa pode estar sendo gravada. 9) Grandes empresas tem seguido nosso conselho de instalar em suas linhas telefônicas o anti-grampo com o intuito de evitar espionagem industrial, desvios de informações e produtos, seqüestro, ameaça, extorsão etc. 10) Está provado que e-mail, apesar de facilitar nossa vida, não é um meio seguro de comunicação, pois ele pode ser facilmente rastreado. Utilize-se do velho e bom fax para enviar informações privilegiadas. 11) Nunca se esqueça que paredes têm ouvidos. Lembre-se que não é nada difícil ter em sua firma um funcionário infiltrado pelo concorrente para ouvir conversas de gerentes e diretores. Talvez o leitor esteja pensando: Será que o Dr. Jorge Lordello não esta exagerando com tanta prevenção? Reflita sobre essa estorinha e chegue a uma conclusão:

Faltava 5 minutos para a reunião começar e o Presidente da empresa notou que um dos principais diretores ainda não havia chegado. De repente surge uma secretária e diz emocionada: "Meu chefe não poderá vir pois acaba de falecer no escritório vitima de um ataque cardíaco". Imediatamente o Diretor de segurança gritou: "Levem-no rapidamente para o Hospital mais próximo para que os médicos tentem reanimá-lo". A secretaria em prantos desabafa: "Bobagem, o médico da empresa acaba de constatar o óbito do meu chefe". O indignado Diretor de segurança brada: "Levem-no ao hospital assim mesmo". O Presidente da empresa solicita uma explicação: "Mas do que adianta levá-lo para o hospital se já foi constatada sua morte?". O prevenido Diretor comenta: "E que mal fará?". Tenha sempre em mente, que prevenção nunca é demais.

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